top of page

CELERON

O Celeron é a marca usada pela Intel em diferentes microprocessadores x86 de baixo custo. A família Celeron complementa a linha de alta performance da empresa atualmente a Core i7, anteriormente a linha Core 2 Duo.

 

Introduzido em 1998, o primeiro Celeron era baseado no Pentium 2, porém sem cache externo. Versões posteriores eram baseadas no Pentium 3, Pentium 4, Pentium M, Core Solo, Core Duo e Core 2.

 

Esses processadores rodam muitos aplicativos de forma satisfatória, porém apresentam algumas limitações de performance quando rodam aplicativos mais pesados e exigentes como jogos e demais aplicativos 3D e diferem basicamente em três aspectos dos seus "irmãos maiores":· Tamanho do cache L2;· Clock interno;· Clock do barramento externo. 

 

· Tamanho do cache L2;

· Clock interno;

· Clock do barramento externo.

Essas diferenças fazem com que esses processadores sejam mais baratos que os outros processadores de maior poder de processamento, sendo assim, indicado para o mercado de usuários domésticos ou para usuários que não necessitem de um poder computacional muito elevado.

 

O Celeron foi introduzido como uma resposta da Intel à perda do mercado de CPUs de baixo custo, particularmente para os Cyrix 6x86, AMD K6 e outros como o IDT Winchip. A alternativa económica da empresa até então era o Pentium MMX, que já há muito tempo não apresentava uma performace competitiva.

 

Embora fosse uma aposta segura, o Pentium MMX, com seus 233 Mhz, enfrentava concorrentes muito mais poderosos que utilizavam a mesma placa mãe, e muitas vezes a preços similares. Ao invés de continuar a prolongar a vida útil do Pentium MMX e por extensão do padrão Socket 7, utilizado pelos concorrentes, a Intel optou por uma solução que já havia aplicado na época dos 486 DX e SX: desenvolver uma versão limitada do seu modelo "topo de linha" - o Pentium 2 - e vendê-la a preços mais acessíveis, esperando capitalizar sobre a marca.

 

Apesar de alguns percalços iniciais o Celeron acabou por ganhar a aceitação e, de certa forma, acabou por se tornar quase um padrão para máquinas direcionadas ao uso em escritórios.

bottom of page