PENTIUM 4
O Pentium 4 é a quinta geração de microprocessadores com arquitetura x86 fabricados pela Intel, é o primeiro CPU totalmente redesenhado desde o Pentium Pro de 1995. Ao contrário do Pentium 2, o Pentium 3, e os vários Celerons, herdou muito pouco do design do Pentium Pro, tendo sido criado do zero desde o início.
O Pentium 4 original, com o nome de código "Willamette", foi introduzido em novembro de 2000 para o Socket423, sendo lançados em versões 1.3 a 2.0 GHz. Como é tradicional na Intel, o P4 vem também em uma versão Celeron de gama baixa frequentemente referida como Celeron 4 e uma versão topo de gama Xeon recomendada para configurações de SMP.
O Pentium 4 executa muito menos trabalho por ciclo do que outros microprocessadores tais como o Athlon ou o velho Pentium 3, mas o objetivo do projeto original foi cumprido, sacrificando as instruções por ciclo de pulsos de disparo clock a fim de conseguir um número maior de ciclos por segundo isto é, uma frequência maior ou velocidade de clock.
